POCH | 1096 alunos do ensino profissional aprovados nos exames regionais, podem entrar no Ensino Superior pela nova via.

Cerca de 60% dos alunos que realizaram os exames regionais, que aconteceram pela primeira vez entre 21 e 24 de julho, tiveram nota positiva. Os 1096 estudantes aprovados podem agora concorrer a uma das 2370 vagas que foram disponibilizadas no âmbito destes concursos especiais. 

O número de estudantes inscritos nos exames foi de 2276. Às provas compareceram 1876 alunos, 82,4% dos inscritos, revelam dados divulgados pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). Foram aprovados 1096 estudantes, 58,5% do total.

Os politécnicos e universidades que abriram vagas no âmbito deste novo concurso especial de acesso, destinado aos diplomados dos cursos de dupla certificação, exigem uma nota mínima de 9,5 valores para aceitarem as suas inscrições, tal como acontece para o concurso nacional de acesso. Assim, estes 1096 alunos aprovados nos exames regionais, reúnem as condições para se candidatarem ao Ensino Superior no próximo ano letivo, por esta nova via de acesso.

Para a realização destes exames foram constituídos 3 consórcios regionais, norte, centro e sul, que desenvolveram os exames agora realizados. Os alunos que puderam fazer a prova na instituição mais próxima da sua residência, podem agora concorrer a todas as outras instituições desse agrupamento. O consórcio do centro, que integra os politécnicos de Coimbra, Leiria, Viseu, Castelo Branco, Tomar e Guarda, foi onde a taxa de aprovação se revelou mais elevada (71,4%).

O exame de Matemática foi o mais concorrido (854 provas realizadas), seguindo-se a Biologia (327 provas) e Economia (200 provas), o que deixa antever  o interesse dos estudantes por aceder a cursos nestas áreas.

Estas provas têm um peso de 30% na nota para o concurso especial de acesso, criado para os estudantes provenientes da via profissionalizante de ensino. A média final do curso frequentado tem um peso de 50%. Os restantes 20% têm em conta a classificação alcançada na prova final do curso profissional ou artístico (prova de aptidão profissional ou artística).

As candidaturas decorrem no site da Direcção-Geral do Ensino Superior a partir do início de Setembro e as colocações serão divulgadas na penúltima semana desse mês. O calendário definitivo será divulgado muito em breve pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior.

Fonte: POCH