
O Parlamento Europeu decidiu lançar o programa educativo “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” no ano letivo 2016/2017 com o objetivo de facultar, aos alunos do ensino secundário regular e profissional, conhecimentos para uma maior consciencialização dos jovens no tocante à cidadania europeia.
Trata-se de um programa transfronteiriço que é impulsionado, em simultâneo, pelos Gabinetes de Informação do Parlamento Europeu, sitos em todos os Estados-membros.
O sucesso desta ambiciosa iniciativa depende do envolvimento de professores e alunos que têm a seu cargo a partilha dos conhecimentos adquiridos sobre o papel que a União Europeia desempenha no nosso quotidiano, bem como sobre o poder de decisão democrático do Parlamento Europeu. Ao fazê-lo, habilitam-se a receber a distinção ‘Escola Embaixadora do Parlamento Europeu’.
A EPRAMI abraçou este programa desde o seu início porque considera que os alunos, ao participarem neste Programa, são encorajados a desenvolver o pensamento reflexivo, criativo e crítico, a manifestar autonomia, a demonstrar respeito pela diversidade humana, a agir de acordo com os princípios dos direitos humanos e da democracia, e a ser interventivos e solidários em prol do bem comum.
O programa EEPE é orientado pelos Embaixadores Seniores [professores] que, em conjunto com os Embaixadores Juniores, decidem sobre o plano de ação mais adequado e atrativo, tendo em vista os objetivos acima referidos.