A abordagem curricular da educação para a cidadania pode assumir formas diversas, consoante as dinâmicas adotadas pelas escolas no âmbito da sua autonomia, nomeadamente através do desenvolvimento de projetos e atividades da sua iniciativa, em parceria com as famílias e entidades que intervêm neste âmbito, no quadro da relação entre a escola e a comunidade. Deste modo, a educação para a cidadania pode ser desenvolvida em função das necessidades e problemas específicos da comunidade.
Das inúmeras dimensões da educação para a cidadania que podem ser objeto de trabalho, destacam-se: Educação Rodoviária; Educação para o Desenvolvimento; Educação para a Igualdade de Género; Educação para os Direitos Humanos; Educação Financeira; Educação para a Segurança e Defesa Nacional; Promoção do Voluntariado; Educação Ambiental/Desenvolvimento Sustentável; Dimensão Europeia da Educação; Educação para a Saúde e a Sexualidade; Educação para o Empreendedorismo e Educação do Consumidor; Educação Intercultural.
Estas dimensões poderão ser trabalhadas consoantes as escolhas e oportunidades das atividades e projetos de escola em que a turma participa, bem como no próprio projeto da turma e sua metodologia.
- Desenvolver capacidades de comunicação e de trabalho colaborativo;
- Participação dos alunos na tomada de decisões individuais e que afetam o grupo de trabalho;
- Desenvolver atitudes e valores nas diferentes dimensões de cidadania;
- Desenvolver a responsabilidade e criatividade;
- Permitir a descoberta de talentos e aptidões;
- Desenvolver competências transversais;
- Orientação para o projeto.