A Portaria nº 232/2016, de 29 de agosto vem revitalizar a educação e formação de adultos, tomando-a como um pilar central do sistema de qualificações e definindo esta modalidade como uma prioridade política de âmbito nacional.
Neste sentido, a ADEMINHO pretende manter o atual modelo de educação e formação de adultos ancorado no Programa Qualifica promovendo uma qualificação efetiva dos formandos, através de uma complementaridade entre o rvcc e a obrigatoriedade de frequência de formação certificada, em função dos perfis e das necessidades individuais dos formandos.
Assim, propomo-nos concretizar os princípios dos Centros Qualifica consubstanciados nos seguintes objetivos: elevar a qualificação escolar e profissional da população adulta do Alto Minho; potenciar uma formação efetiva aos adultos sem ou com baixas qualificações, adequada ao mercado de trabalho da região; proporcionar a reconversão profissional, devido ao desajuste entre a formação profissional e a oferta de emprego, quer para adultos desempregados e com baixas qualificações, quer para os jovens Neet.
O Alto Minho, como outras regiões, caminha para uma especialização industrial o que exige mais qualificação e capacidade de adequação às exigências do mercado. Nesta região existe um cluster muito ativo do ramo automóvel e também a produção de bens de vestuário, têxtil e calçado.