A capacitação dos professores sobre o processo de co-criação de inovação é feita no âmbito Programa POCH – Programa Operacional de Capital Humano, Projeto de Inovação Pedagógica.
Programa POCH – Formação de Professores – Formação Pedagógica Inovadora em processos de co-criação de inovação com metodologia Demola.
Objetivos: capacitar os professores do ensino superior politécnico e profissional com metodologias de co-criação de inovação, que envolvem conhecimento multidisciplinar de estudantes e empresas/organizações da região e que ajudem as empresas e especialistas a entenderem como é que o futuro afetará os seus negócios – ou como a nova geração verá o seu próprio futuro.
Formação Certificada pela DGERT
Acreditação: Formação Continua de professores. Ação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
Formadores: IPB e empresa Demola
Rede Demola Global:
- Colaboração com 419 Universidades em 61 países
- Possibilidade de integrar os nossos estudantes em casos promovidos por empresas de todo o mundo (plataforma DEMOLA)
- Possibilidade de integrar estudantes internacionais nos casos das empresas/organizações da região
- Experiência de apoiar mais de 100 equipas internacionais
Nº de horas de formação: 344 horas em Formação Híbrida
– 152 horas síncronas (88 horas presenciais e 64 horas em contexto de trabalho)
– 192 horas assíncronas
Tipo de Formação:
– Teórica
– Prática – Formação/ação. Decorre em 8 semanas, é o momento em que participam as empresas, estudantes e facilitadores no processo de co-criação de inovação, com o apoio dos formadores.
Programa da formação:
Os professores aprenderão a utilizar práticas pedagógicas contemporâneas e aplicadas globalmente. Utilizarão novas ferramentas e métodos para capacitar os estudantes a participarem no desenvolvimento sustentável e da resolução de desafios futuros.
No programa, os professores vivenciam o processo de co-criação como co-criadores e facilitadores.
Conteúdos:
Definição do Desafios/problemas – para a constituição do caso
- O contexto do desafio pode decorrer de problemas sociais, das empresas, organizações públicas e de grupos de investigação; de qualquer sector/área;
- Os casos são analisados pelo grupo de co-criação utilizando megatendências futuras;
- São realizadas visitas às empresas, organizações, centros de investigação para compreensão do contexto do desafio/problema;
- São convidados especialistas no decorrer das várias fases do processo, para ajudar a melhor compreender o contexto e a definir as possíveis soluções;
Para a implementação do processo de co-criação, é necessário:
- Identificar uma empresa/organização e um possível desafio;
- Criar equipes multidisciplinares para resolver os problemas/desafios: Facilitadores e Estudantes com diferentes formações base e experiências
Introdução
- Focalização nos fundamentos de co-criação
- Utilização do processo e ferramentas de exploração de cenários futuros
- Participação no processo de definição e compreensão do contexto
- Criação de exercícios de ideação e prototipagem
- Validação das soluções
- Conceptualização das ideias
- Processo de construção de demonstração
Processo de co-criação Kick-Off
- Noções básicas de facilitação
- Exemplos de co-criação
- Como conduzir a co-criação por facilitação
- Modelos de desenvolvimento do trabalho de equipa
- Facilitação como profissão
- Ferramentas de exploração do cenário futuro
- Facilitar a compreensão do contexto
- Facilitação de eventos de co-criação
Metodologias:
- Ferramentas de brainstorming
- Ferramentas de prototipagem
- Exemplos de validação
- Ferramentas de proposição de valor
- MVP em desenvolvimento
- Ferramentas para exemplificar
- Ferramentas de construção de demonstração
- Documentar resultados de co-criação e aprendizagem
- Ferramentas de avaliação
Implementação das melhores práticas
- Como implementar a co-criação no ensino
- Como avaliar as aprendizagens nos processos de co-criação
- Reflexões sobre a experiência de facilitação
- Plano de implementação de boas práticas do processo de co-criação de inovação nos planos curriculares
Reflexão
- O que mudou?
- Desafios na mudança nos planos curriculares
- Formulário de feedback para os estudantes e partes interessadas
- Análise de impacto
- Planos futuros – como continuar?
Avaliação
• Avaliação contínua. Aplicação do processo de co-criação de inovação a uma empresa/organização no decorrer da formação, em que o facilitador (docente) facilita a equipa constituída por estudantes multidisciplinares e representantes da empresa/organização. No final do processo de co-criação de inovação, haverá uma apresentação oral realizada pelos estudantes e a entrega de um relatório, onde devem constar as soluções propostas para o desafio/problema.
Regime de formação: Online/Presencial
Onde decorre a formação: Plataforma Teams (Microsoft)
Língua da formação: Inglês
Constituição de 1 turma de formação: 8 professores do ensino superior politécnico + 2 professores do ensino profissional
Calendário da formação: de 14 de setembro de 2021 a 11 de janeiro de 2022, com interrupção de 2 semanas no Natal.
Avaliação dos Formandos (professores)
– Pela sua participação no fórum;
– Pelo seu portfólio que vai sendo construído em cada semana, ao longo das várias semanas, através dos vários trabalhos que são solicitados fazer durante o período de trabalho autónomo. O primeiro elemento que faz parte do portfólio é o Case Design.
Formação 2ª edição:
O IPVC integra o “grupo 2” de Politécnicos, com sessões de formação à 3ª feira (o grupo 1 tem sessões à 2ªf).
O programa iniciar-se-á a 14 de setembro (semana 37) e prossegue semanalmente até à semana 2 do ano de 2022, com uma interrupção de 2 semanas no Natal.
As sessões de 3ª feira realizam-se online entre as 9:00 e as 16:00 (total de 6 horas de formação com 1 hora de intervalo), sendo da parte da manhã comuns a todos os IP do grupo e da parte da tarde especificas para cada IP. Estas sessões contemplam apresentações e trabalho autónomo, individual ou em grupo.
Ao longo do programa realizam-se dois “Bootcamps”, momentos presenciais (F2F) de dois dias cada:
• Na semana 41 realiza-se o bootcamp no IP Porto, durante 2 dias com o horário das 10:00-16:00
• Na semana 46 realiza-se o bootcamp no IP de Coimbra, durante 2 dias com o horário das 10:00-16:00
A parte Prática – Formação/ação, decorre em 8 semanas, é o momento em que participam as empresas, estudantes e facilitadores no processo de co-criação de inovação, com o apoio dos formadores (semanas 43 a 50, a verde no calendário)