• Demo
  • Demo

Visita de Estudo à Casa da Música e Atelier de Percussão no Porto

No dia 5 de dezembro, a turma do 3º ano do Curso de Artes do Espetáculo - Luz e Efeitos Cénicos, acompanhados pelos professores, Isabel Policarpo, Roberto Esteves e Vasco Ferreira, realizaram uma visita guiada à Casa da Música do Porto e ao Atelier de Percussão do Porto.

Na fase inicial da visita foram recebidos pelo o Arquiteto, João Silva, que descreveu o edifício projetado pelo holandês Rem Koolhaas, e explicou a arquitetura, as funcionalidades e a programação artística.
De seguida, o Eng.º Ernesto Costa, Diretor Técnico da Casa da Música e responsável pela coordenação técnica da produção, também, da Casa da Música.. Esta visita guiada que contemplou todas as salas onde se desenvolvem várias atividades, inclusive educativas, workshops concertos entre outros - cada uma com a sua especificidade artística e musical- foi sempre acompanhada por uma explicação de caráter técnica relativa ao som/acústica, luz, e efeitos cénicos.
Todas as salas são de extrema importância, no entanto, a Sala Suggia, em homenagem à violoncelista portuense Guilhermina Suggia, expoente mundial do instrumento na primeira metade do século XX, é considerada o coração da Casa da Música, que serve de âncora a todo o Edifício. A Sala 2 é a segunda maior sala de concertos da Casa da Música, projetada para uma polivalência, está apta a receber qualquer espécie de evento.
No fim do almoço, a visita continuou até ao Atelier de Percussão do Porto, também designado por Escola de Percussão e Centro de Estudos e Formação Aplicada do músico/professor/produtor, Hugo Danin.
Neste Atelier de Percussão, Hugo Danin, numa conversa informal e descontraída com os alunos, deu-lhes a conhecer a sua atividade como músico, instrumentos musicais e softwares que utiliza na parte técnica como produtor musical.
Enfim…foi uma visita de estudo muito proativa com informação de grande relevância e valor para os futuros Técnicos de Artes do Espetáculo-Luz, Som e Efeitos Cénicos!

 

Redes Sociais