• Demo
  • Demo

Projeto Erasmus+ Cow Boys & Girls

Entre os dias 4 e 7 de maio deslocou-se a Paredes de Coura uma comitiva de Cenon, composta por alunos e professores do Collège Jean Zay Cenon, acompanhados de representantes da autarquia gémea para participarem no projeto Erasmus+ Cow Boys & Girls, que decorrerá até 2016.

O projeto encabeçado pelas autarquias de Cenon e de Paredes de Coura, conta com parceria da EPRAMI, através das turmas de Design e Multimédia, proporcionando aos alunos a oportunidade de alargar horizontes no que respeita ao conhecimento de realidades distintas da nossa, desenvolvendo competências pessoais e sociais, privilegiando a realização de atividades artísticas e culturais.

Nesta visita, os alunos portugueses receberam, acompanharam, e participaram em todas as atividades previstas na candidatura, acompanhando os alunos franceses, inclusive, na pernoita no CEIA.

Logo após a chegada à EPRAMI, a delegação estrangeira dedicou o primeiro dia a conhecer o nosso concelho, começando a aprendizagem de tradições courenses pela loja rural, pela biblioteca e pela casa do conhecimento, seguindo-se um percurso pela vila organizado, previamente,  pela turma de Multimédia, na disciplina Área de Integração.

A cabal execução desta fase do projeto levou à participação em provas físicas, à visualização de trabalhos em suporte audiovisual, realizados por alunos da EPRAMI, nomeadamente dos filmes LEGO, Poupar Água, Biblioteca Aquilino Ribeiro e JP e à boa disposição com a mostra de competências artísticas dos alunos: teatro, dança contemporânea, capoeira e concertina, entre outros.

As reuniões de trabalho foram ainda intercaladas com mostras de mini paps de Design e Mecatrónica, com a conceção e montagem de exposição fotográfica, uma visita cultural ao Porto, com direito a viagens no Douro, e variadas atividades no CEIA.

Segundo opiniões recolhidas junto dos alunos da EPRAMI e do Collège Jean Zay, esta primeira deslocação cumpriu na totalidade os objetivos preconizados: sensibilizar as comunidades educativas das instituições parceiras para a importância destes acontecimentos no desenvolvimento da personalidade e crescimento dos jovens, promovendo, em simultâneo, o intercâmbio de experiências entre alunos, professores e funcionários das diferentes instituições, nomeadamente no que tem a ver com artes, sendo desejável a sua continuidade, a bem da comunidade escolar.

 

Redes Sociais