• Demo
  • Demo

Turma de Gestão de Equipamentos Informáticos visita a Casa Museu da Universidade do Minho

Na tarde do dia 22 de abril, a turma GE2 realizou uma visita, com a professora de Área de Integração, à Casa Museu de Monção.

A Casa Museu de Monção é uma Unidade Cultural da Universidade do Minho criada em conformidade com os objectivos e as condições do Legado instituído pela Senhora Dona Maria Teresa Cardeal Andrade Martins Salgueiro, falecida em 29 de Outubro de 2001.

No decorrer da visita, os alunos tiveram oportunidade de apreciar o recheio da casa, caraterístico de uma família culta e rica, mas sem preocupações de colecionismo. Entre os objectos destacam-se pelo seu valor: pano de armar sino-português dos fins do século XVII, de seda azul com águia bicéfala bordado a ouro; tapete otomano de oração o século XVIII de seda vermelha; conjunto de porcelanas de Companhia das Índias, do século XVIII; colecção de paliteiros em prata; objectos vários da ourivesaria Leitão e baixela da Casa Mergulhão; casquinhas inglesas do século XVIII; pinturas da Escola Inglesa e Holandesa de pintura; mobiliário francês, precioso conjunto de porcelanas de Sévres do século XIX. 


Fazem também parte do recheio uma colecção de cerca de 500 garrafas de vinho do Porto datadas de 1926, colecção que foi pertença do pai da Senhora Dona Maria Teresa, o Dr. Andrade, médico e professor de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e também grande parte da sua biblioteca científica.

A visita termina com um passeio pelo jardim, também este de uma enorme beleza, que permite apreciar uma variedade de espécies e ajuda a terminar em grande a visita à Casa Museu.

 

 

Redes Sociais