destaques
 
Alunos de Frio e Climatização apresentam PAP

pap frio

 

Os alunos do Curso Técnico de Frio e Climatização apresentam,no dia 29 de Junho, as Provas de Aptidão Profissional. As quatro Provas de Aptidão Profissional a apresentar e a defender perante o Júri de Avaliação consistem no desenvolvimento e construção de equipamentos em que se pretende utilizar a energia de uma forma racional.

Um dos equipamentos a desenvolver é o “Secador de Roupa Termodinâmico”. Com este projecto pretende-se dimensionar, projectar e construir uma máquina de secar roupa que aplica os princípios da termodinâmica. Assim, a energia é utilizada de uma forma eficiente ao contrário das máquinas de secar roupa convencionais existentes no mercado.
A “Estação Meteorológica” é um projecto interessante que consiste na construção e instalação de uma estação meteorológica com a utilização de sondas e dispositivos diversos para a aquisição de dados através de um “Datalogger”. Pretende-se com o projecto a caracterização meteorológica da Vila de Monção e a racionalização energética no Projecto de Instalações de Climatização e Refrigeração.
Com o projecto denominado “Afinador de Válvulas Expansoras” pretende-se desenvolver e construir uma ferramenta de trabalho que irá simplificar o processo de afinação de válvulas de expansão. É considerado um produto inovador que permite uma diminuição considerável dos tempos de afinação e uma afinação mais precisa da válvula contribuindo, assim, para uma maior eficiência energética dos equipamentos onde essas serão instaladas.
O último projecto a apresentar designa-se “Glass Freezer” e consiste no dimensionamento, projecto e construção de uma máquina de arrefecer de copos de vidro para diferentes tipo de bebidas. Este equipamento inovador permite o arrefecimento rápido de copos de vidro e poderá ter uma aplicação comercial com bastante sucesso.
As Provas de Aptidão Profissional que irão ser submetidas ao Júri de Avaliação abrangem grande parte dos conteúdos apreendidos nas diferentes disciplinas ao longo do mesmo e mostram-se bastante proveitosas no futuro profissional desses alunos.


João Vale
Coordenador do Curso Técnico de Frio e Climatização

Actualizado em ( 29-Jun-2007 )
 

toma nota

 
 
 
agenda
 
06-05-2013 Apresentação PAP T. de Energias Renováveis/Sistemas Solares
   
 
 
eprami monção
 
site da delegação de monção
 
 
weboutlook
 
weboutlook
 
 
inquéritos
 
inquéritos
 
 
meteorologia em paredes de coura